No passado fim de semana, 15 e 16 de Outubro de 2016, a Teprel realizou a primeira formação certificada em Eletroestimulação Neuromuscular (EENM) e Eletromiografia de Superfície (sEMG) em parceria com o Hospital Escola Universidade Fernando Pessoa.

No dia 15, após uma abordagem inicial à disfagia, pela Dra Vanessa Roque (Coordenadora do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital Escola Fernando Pessoa), dedicámos o resto do dia à EENM para disfagias orofaríngeas. Tive o prazer de orientar uma componente prática intensiva com o  VitalStim Plus e a construção de raciocínios clínicos para tratamento de disfagias, associando EENM à prática terapêutica convencional.

EENM SEMG1

EENM SEMG2

EENM SEMG4

EENM SEMG3

 

No dia 16, contámos com a colaboração do Fisioterapeuta Pedro Teixeira, que nos presenteou com uma apresentação brilhante sobre sEMG e biofeedback.

EENM SEMG5

EENM SEMG6

Para terminar, em brainstorm absoluto, a aprendizagem da aplicação prática de tudo o que havia sido abordado até então, usando o VitalStim Plus para biofeedback sEMG e EENM acionada por sEMG.

EENM SEMG7

A participação dos formandos foi fantástica! Tivemos a equipa de TFs do CRN, TF e Médicas Fisiatras do CHEDV, a equipa de TFs do ILCN, equipa de TFs, Fts e Médicas Fisiatras do HE-UFP, e até vieram dois colegas, TF e FT, do ALgarve!!

Agradeço a presença e o empenho de todos.

EENM SEMG9

Só me resta dizer: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” (Cora Coralina).

 

Pin It on Pinterest