Alterações da Motricidade Orofacial

Já se devem ter apercebido de pessoas que falam e sorriem com a “boca de lado”, que têm um olho mais fechado do que o outro, que respiram de boca aberta e quase não mexem a boca para falar e sorrir. Isto são Alterações da Motricididade Orofacial, que podem, simplesmente, já fazer parte da “maneira de ser” das pessoas ou podem ter sido provocadas por uma doença.

Motricidade Orofacial trata de tudo o que mexe na nossa boca e no nosso rosto. Desde a testa, olhos, nariz, bochechas, lábios, língua, até à parte de trás do céu da boca, onde tem a “campainha”.
A Motricidade Orofacial consiste, portanto, na habilidade das estruturas da boca, face e pescoço para executarem os movimentos que permitem as funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala, denominadas funções estomatognáticas.

O posicionamento dos lábios, da língua, das bochechas e restantes estruturas orofaciais, condiciona e é condicionado pelas funções estomatognáticas. Deste modo, a sua adequação pode ser determinante em casos de redefinição estética do rosto e pescoço, na reabilitação de quadros mais simples de correcção articulatória e ortodôntica ou no tratamento de patologias mais complexas provocadas por lesões neurológicas (AVC, traumatismos cranioencefálicos, doenças neurodegenerativas, …), cirurgias várias, doença/tratamento oncológico, entre outros.

Esta área de atuação do Terapeuta da Fala é intrínseca ao tratamento de Perturbações da Voz, Alterações da Deglutição e Mastigação, Perturbações da Articulação Verbal e Mioterapia Estética Facial.

Métodos/Técnicas complementares: Bandas Neuromusculares, Eletroestimulação Neuromuscular.

Pin It on Pinterest